08/05/09 - Reunião COVISA-Depois da manifestação

Rita C M Garcia <> 11 de maio de 2009 13:23

Responder a: pbeasp@yahoogrupos.com.br
Para: pbeasp@yahoogrupos.com.br


Encaminho alguns tópicos que foram discutidos na ultima reunião.
Rita






Tópicos da reunião do dia 8 de maio de 2009 em COVISA.

1.      Dra. Rita informou sobre algumas  dificuldades em inserir ações para melhorar o bea dos animais nos canis individuais; estão sendo feitas encontros semanais com os vets do CCZ para adequar processos operacionais;

2.      Haverá uma capacitação em Medicina do Coletivo (de Abrigos) em junho (2dd) e em julho, haverá o segundo módulo.  Serão abertas algumas vagas para a Defesa Animal e pessoas que trabalharão voluntariamente no CCZ. ONG´s deverão enviar uma lista indicando as pessoas da Defesa Animal.

3.      Drª Sonia Fonseca (Forum Nacional) pediu para se verificar a possibilidade de retorno do veterinário Luiz Renato e para investir-se no preparo do funcionário Rodrigo (setor dos eqüinos).

4.      Oficialmente, verificar o andamento da Comissão Executiva perante as Secretarias de Transporte e da Saúde com relação à execução da Lei de Tração Animal e blitz de fiscalização. Qual a dificuldade que está ocorrendo para o cumprimento efetivo desta lei.

5.      Verificar-se também a demora no atendimento de chamados de socorro / resgate destes animais. Há casos que informam poder atender somente de 7 a 30 dd, inadmissível em casos urgentes e emergências.

6.      Pediu aos presentes para indicarem cinotécnicos para trabalharem voluntariamente no CCZ, pois os animais precisam ter atividades. A relação deve ser enviada a ela por e-mail.

7.      Drª Rita pediu aos presentes que elaborem uma listagem com os procedimentos necessários para a retirada dos animais para adoção. Estabelecer regras, condutas e responsabilidades. Enviar por email.

8.      Regina Macedo irá verificar na legislação em vigor se há impedimento legal para a realização de estágio / atividade voluntária, quando os cursos são pagos e ofertados por entidades privadas.

9.      Fowler e Angela Caruso sugeriram fazer-se parcerias com as ONGs para os casos em que os voluntários precisarem ou puderem trabalhar mais que 4 horas semanais, onde estas ficariam responsáveis pelo mesmos, isentando o Estado (CCZ) de qualquer responsabilidade ou vínculo trabalhista.

10.            Drª Rita enfatizou novamente que o primeiro passo para se voluntariar a trabalhar no CCZ é tomar as vacinas anti-rábica e anti-tetânica.


11.  Prefeitura deverá fazer parcerias para obtenção de espaços com condições de dar bem estar e reabilitar os animais com profissionais habilitados. Iniciar-se com 100 animais para recuperação.


12.  Ampliação do programa de controle reprodutivo em 25% em 2009.


13.  Microchipagem de 50 mil animais em 2009.

14.  Falou-se também da Oficina do dia 31/5:Vagas para 80 pessoas, incluindo CCZ, ONGs, CRMV, Anclivepa, órgãos públicos, faculdades, veterinários, SUVIS, secretarias(educação, sáude, verde e meio ambiente) , etc. Ofereceu-se de 10 a 20 vagas para as ONGs, mas os presentes solicitam mais vagas. Nina Rosa pleiteou pelo menos 30 vagas para as ONGs. Por votação da maioria, os criadores não serão chamados nesta primeira fase.

15.            Por ora, o serviço não será descentralizado  mas estará sendo feito um cadastro dos protetores independentes para se estudar junto a eles a distribuição das vagas da castração. Também as ONG´s e protetores poderão fazer um pedido especificando qual os pontos na cidade que devem fazer o cadastro para a castração. Os protetores independentes deverão enviar os seguintes dados para o cadastro: Nome completo, endereço completo (com CEP, Bairro), telefones de contato, emails, número de animais que normalmente castra por mês (divididos em gênero e espécie). Enviar para rcmgarcia@prefeitura.sp.gov.br

16.  Osleni (CCZ) informou aos presentes que até o momento já foram trabalhadas 1605 escolas, sendo 117 municipais e, em 2009, está articulando campanha educacional com quatro grupos no Campo Limpo, que atingirá 100 escolas. Sugeriu que seja solicitado à COVISA verba para elaboração de material educacional (peças gráficas / material áudio-visual). Este pedido tem que ser feito a ROBERTA (responsável pelo planejamento das estratégias de comunicação ( COVISA) AINDA EM 2009, para que haja material disponível em 2010.

17.  Nina Rosa questionou o motivo de atualmente o trabalho educacional não estar sendo feito pelas ONGs e clínicas conveniadas no Programa de Controle Reprodutivo, mas Osleni não soube responder.

18.  As pessoas presentes que participarão das atividades educacionais irão se reunir na próxima semana para análise do material a ser utilizado (Angela Branco, Priscila, Cleide, Nina Rosa, Fowler Braga e Regina Macedo).

19.  Fowler, Nina Rosa e Osleni irão rever o Guia de Proprietário, Fulaninho, Criando Um Amigo, Jogo de Posse Responsável, jogo“Convivendo com os Animais” e outros matérias impressos.

20.  A próxima campanha educacional já deverá prever a inclusão dos animais silvestres e não somente cães e gatos.

21.  A educadora Priscila, voluntária do grupo VEDDAS, sugeriu a confecção de jogos que possam ser usados na WEB e via internet para atingirem também a geração atual, podendo ser aproveitado a criação em CD, site ou Orkut, mecanismos considerados de baixo custo, boa aceitação e maior escalara entre o público jovem, uma vez que os impressos destinam-se especialmente para os educadores.

22.  Outra sugestão de grande eficácia é a utilização do Portal Educacional (www. portaleducacional.com.br), já utilizado em escolas particulares com eficiente aproveitamento e que poderá ser implantado também nas escolas públicas.

23.  Os participantes pediram para que o  Programa Saúde Animal (PSA) seja   reativado para juntar-se ao PBEA (PBEA e PSA). O único artigo que foi vetado é o que trata de castração.

24.  CPDA: Foi criado por decreto em 1987na gestão de Janio Quadros, colocando efetivamente as ONGs dentro do CCZ. O Conselho ampara legalmente as discussões das ONGs dentro dos órgãos públicos. É necessário regularizar o decreto que foi publicado errado anteriormente. Drª Vanice irá enviar as orientações para fazer a ata e regularização. Após isso, fazer reunião, oficializando o Conselho e as ONGs antigas, integrantes do CPDA – Quintal de São Francisco, APASFA e UIPA, chamam as ONGs novas para serem avaliadas e terem acesso de entrada ao CCZ. CPDA deverá continuar ligado à Secretaria da Saúde e por sugestão de Angela Branco, propor a inclusão da Secretaria do Verde e Meio Ambiente, para abranger os animais silvestres. Será necessário marcar-se reunião com a gerência do CCZ.

25.  ADOÇÃO: Haverá reunião dia 13/5, às 19h00, na Av. Paulista, 1919, com alguns dos presentes (Carlos, Lilian, Lito, Renato, Nina Rosa, entre outros) para estabelecer-se as regras e critérios a serem usados no Setor de Adoção, para que sejam levados dados mais concretos na Oficina de 31 de maio.

26.  Foi sugerido o preparo de minutas (documentos-base) para discussão e melhor aproveitamento dos trabalhos a serem realizados em 31/5, de quatro setores específicos: Reabilitação de Animais, Voluntariado, Adoção e Educação.

_______________________________________________

Lilian Rockenbach 11 de maio de 2009 14:18
Para: pbeasp@yahoogrupos.com.br
Dra Rita boa tarde,

Apenas relembrando um  tópico importante discutido na reunião:

A possibilidade de inserir no programa de castração gratuita, um programa especial para pitbulls, onde os proprietários teriam maior facilidade em relação ao cadastramneto e espera. Durante a cirurgia estes proprietários poderiam passar por algum tipo de palestra instrutiva sobre posse responsável, e os animais já sairiam do CCZ microchipados.


Um abraço

Lilian.

________________________________________________________________

Rita C M Garcia <> 12 de maio de 2009 15:49
Responder a: pbeasp@yahoogrupos.com.br
Para: pbeasp@yahoogrupos.com.br


OI Lilian,
Desculpe. FAltou esse tópico.
Já estou movimentando isso. Adorei essa ideia.

A ideia é fazermos inicialmente no CCZ.

Preciso de uns dias para resolver a questão do material e também a questão
de veterinários voluntários.~Pela lei, não podemos aceitar vets voluntários
fazendo serviço de vet dentro do orgão publico. Também acho um absurdo.
Mas , continuemos.

A saida é fazer um Termo de Cooperação com alguma faculdade ou ONG ou com o
CRMV e os vets voluntarios entrariam por meio dessa ONG ou faculdade.
A tentativa é iniciar no maximo em 60 dias. Isso vai depender do material
também (licitação são 90 dias...).

OUtra alternativa seria fazer em um outro lugar não publico.

Obrigada
Rita